Por que psicólogos escolhem essa carreira?
Promover bem estar às pessoas é, certamente, uma missão de grande benefício para a sociedade.
Se as massas entendessem os benefícios de uma psicoterapia, certamente buscariam constantemente por profissionais qualificados para isso.
Ocorre que nem sempre é isso que acontece.
Psicoterapia é um tabu?
Ainda se observa um tabu, como se psicólogos fossem destinados apenas a pessoas com sérios distúrbios psicológicos, ou como se buscar por um psicólogo depusesse contra si, atestando algum tipo de incapacidade.
A psicoterapia pode ser um grande instrumento de melhoria da qualidade de vida. Mas nem todos entendem ou sequer têm acesso a esse tipo de esclarecimento.
Além de não termos uma sociedade plenamente consciente da necessidade e importância dos psicólogos, existem outros aspectos desafiadores.
O maior desafio dos psicólogos
O que dizer das semanas sem consultas agendadas?
Você continua aguardando indicações e espalhando cartões de visita?
Sem pacientes, o profissional perde seu propósito. Todo aquele conhecimento acumulado, aguardando um cliente para ser auxiliado, fica inerte.
E o que dizer daquele paciente que não aparece sem explicação?
E quando você agenda o atendimento com seu cliente, paga pela hora do consultório sublocado, assume os custos de transporte/alimentação e o paciente não aparece?
Quando a semana acaba e os horários não foram preenchidos, mas as contas chegam, o amor à profissão parece ser colocado à prova, não é mesmo?
Trocando o “incerto” pelo “certo”?
Então observamos psicólogos distribuindo currículos para trabalhar no RH, cogitando o telemarketing para assegurar alguma remuneração fixa ou até mesmo estudando para um concurso público.
A faculdade de Psicologia dificilmente ensina a empreender, muito menos prospectar. Como se fossem competências conflitantes com exercício da profissão, cuja veia é muito mais humanista que comercial.
Psicólogos são empreendedores?
A boa notícia é que se você ama a Psicologia e deseja mesmo ser psicólogo, saiba que é possível, sim, levar seu trabalho a quem precisa, construir uma carteira e ser sustentado pela profissão.
Afinal, se a profissão gera um benefício para as pessoas, nada mais justo do que receber o correspondente financeiro que permita continuar o seu trabalho.
Se você já pensou em abandonar a carreira, abra os olhos para novas possibilidades. Empreenda, crie, inove e insista. Lembre-se por que escolheu essa carreira e mãos à obra!
Existe um universo de possibilidades para gerar contatos. Inscreva-se e fique por dentro de estratégias de marketing para captar clientes
Se abandonar a carreira não é uma opção...
Faça como empreendedores de sucesso!
Foque na sua qualificação profissional para que possa exercer sua profissão cada vez melhor e delegue as etapas acessórias a especialistas.
Como você leva o seu trabalho ao conhecimento de quem precisa dos seus serviços?


