Psicólogo não é luxo
“Psicólogo é luxo. Especialmente em crises econômicas, as pessoas deixam de ir ao psicólogo para suprir necessidades mais básicas”.
Esqueça esse tipo de informação.
Veja um dos significados do termo falácia:
Dizer que “psicólogo é luxo e as pessoas deixam de comparecer às consultas por isso” tem o mesmo valor de uma falácia. Nenhum.
E sabe por quê dizemos isso?
E a paciente falou...
Esse é um relato real e, por motivos óbvios, o sigilo quanto à autoria será respeitado.
“Eu realmente não estava feliz.. No emprego, não sentia qualquer afinidade com as pessoas, nem com o ambiente em si.
Era algo que me consumia, mas recebia um bom salário, mantinha meu padrão e pedir demissão não parecia uma opção para mim. Tinha, sim, outros sonhos e não podia desistir deles.
Então, quando voltava do emprego, direcionava meu tempo para isso. Mas a minha produtividade, nessa altura do dia, claro que era péssima, não conseguia avançar e, assim, foram anos e anos.
Era uma bola de neve..a má qualidade de vida no trabalho repercutia na minha casa, relacionamento, amigos e familiares..a tal ponto que comecei a me distanciar de todos e experimentar uma série de outros problemas…
Na psicoterapia, encontrei um novo “ponto de ignição” para minha vida..foi uma redescoberta de mim mesma, um novo olhar e aprendizado para a vida. Foi a válvula de escape que a minha mente precisava para, a partir disso, redesenhar minha história de vida. Não demorou muito para que eu entendesse que a 1a grande atitude que precisava tomar era sair do emprego.
Pode parecer algo fácil, mas não é..eu não consegui outro emprego e precisava pagar as contas. Recebia muito bem, trabalhava muito perto de casa, não enfrentava trânsito, era uma posição dos sonhos para muitos..mas tomei uma decisão.
Não continuaria mais lá.
Decidi me planejar com o seguro-desemprego e percebi que não conseguiria ‘uma virada’ enquanto continuasse naquela rotina. Pedi as contas, porém não antes de reservar o valor necessário para assegurar 1 ano que pagasse minha psicóloga.
Não fico 1 semana sem comparecer ao consultório dela. Mesmo quando estou bem, sei que a consulta semanal é fundamental para manter meu equilíbrio e bem estar mental, firme nos meus objetivos.
A sensação era que aquele emprego agia como um câncer na minha vida, me consumindo aos poucos até que eu não suportasse mais, porém não saí antes de ter a quantia que fosse necessária para garantir que eu não deixasse de me consultar por 1 ano, pelo menos, pois sabia que, mais do que nunca, precisaria muito dela(…)”
Esse é um relato real e, por motivos óbvios, o sigilo quanto à autoria será respeitado. A ideia é exemplificar que um serviço – que gera valor – é reconhecido. Um paciente como esse fará o que for necessário para garantir sua frequência ao consultório.
O poder de transformação
Quando o psicólogo promove uma transformação, o cliente é fidelizado.
A questão a ser colocada em xeque não é que psicólogo é luxo, mas sim:
O que você entrega ao seu cliente a ponto dele fazer o que for necessário para manter a frequência das sessões?
Esse é o valor a gerado pela sua marca, pelo seu nome. É o potencial de transformação e bem estar provocado que devem fazer parte do escopo do seu marketing.
“Agende uma consulta” - Não use essa frase!
“Agende sua consulta” é uma das piores formas de divulgar seu trabalho.
Descubra no próximo post o porquê!
O marketing é o meio pelo qual é possível levar sua marca ao conhecimento do público que pode se converter em clientes.


