Qual o verdadeiro valor de uma consulta?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

“Muito caro”

Você pagaria 1 mil reais por 1 hora de conversa?

Vamos começar esse artigo transcrevendo uma analogia de um livro:

“Suponha que você encontre uma mulher na rua – muito mais feliz que você – com uma caixa na mão contendo 1 milhão de reais. Ela diz: ‘ei! ganhei 1 bilhão fazendo exatamente o que você faz e obtive essa quantia em 1 ano gastando ⅕ do valor que você gasta. Está disposto a me pagar R$ 1.000,00 por 1 hora onde eu conto como consegui isso para que você faça o mesmo?”

Essa anedota pode parecer irreal mas a ideia é ilustrar que preço e valor são conceitos bem diferentes.

Não se trata do quanto se está disposto a pagar, mas sim o valor do que está sendo entregue.

Não pagamos um preço apenas, pagamos pela diferença que aquilo fará em nossas vidas.

No post  O que seu paciente está disposto a fazer para não perder sua consulta? deixamos isso ainda mais claro.

No relato, a paciente se submete a prolongar uma experiência desagradável de emprego infeliz a fim de não perder as consultas psicoterapêuticas por um tempo estimado. O benefício que aquelas consultas proporcionaram era altamente valioso e ela não estava disposta a perder isso nos próximos meses.

 

“Agregando valor”

Expor os verdadeiros diferenciais, descrever os motivos e demonstrar o valor são meios de posicionar o seu trabalho.

Quando a audiência reconhece a importância de um trabalho, o caminho natural é uma agenda cada vez mais preenchida.

E, pela limitação temporal, é natural que o preço de uma consulta aumente gradualmente.

Projetos sociais e tantos outros trabalhos de escuta terapêutica trazem uma experiência ímpar aos profissionais de psicoterapia.

Essas experiências demonstram quanta bagagem e aprendizado existe por trás de cada profissional.

Um profissional que se posiciona ética e respeitosamente, educando o público sobre as diversas dores e problemas assistidos, constrói uma autoridade.

E é essa autoridade que permite aumentar o valor da consulta pois, quando a demanda aumenta, a lei da oferta e procura se faz presente.

 

Capitalismo é um vilão?

E não há mal nisso. Muitos podem vislumbrar o capitalismo como um grande antagonista, mas isso não passa de uma lei natural do mercado.

E aumentar o preço não significa que se deixa de ajudar pessoas com menos condições.

Nada o impede de participar ou oferecer sessões sociais a preços mais baixos, ou escalar a distribuição de conhecimento por outros meios (palestras, grupos terapêuticos, redação de livros e artigos, etc)

Quantos e quantos livros não foram sabiamente escritos, democratizando o acesso a informações valiosas? Um paciente de repente não pode pagar pelo preço da sua hora, mas pode comprar um livro seu e receber informações transformadoras.

O ponto é determinar o valor do seu tempo e como direcioná-lo haja visto a limitação natural de uma agenda.

 

Preço e o Código de Ética

É sabido que o Código de Ética dispõe que não deve ser exibido o preço de uma consulta como forma de propaganda.

E isso faz total sentido quando se trata de uma assistência psicológica. O preço é determinado por uma série de fatores, muito além de um espaço simples de anúncio.

Não indicamos de forma alguma expor preços, muito menos suscitar barganhas.

A questão aqui colocada é uma reflexão sobre entrega de valor e tempo.

Designers, desenvolvedores web, analistas de campanha e redatores executam as ações necessárias para promover seu consultório com qualidade. Ficou interessado?

Agência Psicólogos é uma agência digital especializada em marketing para psicólogos.
Possuímos um time reunindo todas as competências necessárias para cuidar do seu marketing enquanto você, psicólogo, pode focar nos seus pacientes.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja mais artigos

Psicólogo sabe empreender?

A Formação em Psicologia Algumas graduações em Psicologia até trazem em sua grade curricular algumas disciplinas como empreendedorismo e inovação. Mas o

Como evitar o no-show em consultórios?

Resistência à psicoterapia Psicólogos bem sabem que a “evasão” em consultórios é real. Por diversos motivos, pacientes (ou clientes, como alguns preferem

Autor

Redação Agência Psicólogos

Redação Agência Psicólogos

ÚLTIMOS POSTS

Deixe um comentário

SOLICITE UM ORÇAMENTO