Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Formação em Psicologia

Algumas graduações em Psicologia até trazem em sua grade curricular algumas disciplinas como empreendedorismo e inovação.

Mas o que isso representa na prática? Dificilmente são discutidos negócios, mas sim uma abordagem acadêmica. Ou você mapeou o mercado, escolheu um nicho, definiu um modelo de negócio e uma estratégia de divulgação?

Não é errado entender a consulta psicoterapêutica como negócio.

Um psicólogo é um profissional qualificado para prestar um serviço e ser remunerado pela sua hora.

Se você não se trabalha dentro de uma empresa como funcionário, nem atua como funcionário público, você é o único responsável pelo seu sustento.

Sentir-se desconfortável em racionalizar a profissão enquanto negócio é colocar a sua carreira em risco. Porque cruzar os braços e esperar os clientes não garantirá qualquer sucesso.

 

Nuances da Profissão

É fato que há nuances nessa profissão regulamentadas por conselhos de ética. E isso é totalmente razoável. Afinal, quando se trata de mente, entramos em uma seara delicada e não seria aceitável uma banalização da profissão. Você não vende um par de tênis, mas sim consultas psicoterapêuticas.

Mas o fato de não vender um par de tênis não significa que você não possa vender seu serviço por ser mais complexo que um calçado.

Isso significa apenas que você precisa explorar outros meios de vender do que simplesmente empilhar em uma prateleira da loja de esportes.

Mesmo para vender tênis, é necessário inovar!

E quando dizemos “simplesmente empilhar numa prateleira”, é apenas para colocarmos em termos mais simplistas, ok?

Pois até para vender um par de tênis é fundamental inovar e entregar valor.

Basta entrar em uma loja da Nike para reparar que muitas delas já contam até com uma esteira top de linha para que você não apenas experimente o tênis como também possa correr por até 20 minutos e concluir se a experiência justifica a compra.

 

Nova era do Marketing

Um dos braços fundamentais de qualquer negócio é a divulgação. Só que o marketing vem se reinventando e inovando.

Hoje trocamos a televisão pelo Youtube, o jornal impresso pelo portal de notícias, organizamos nossas vidas em meio a apps e acompanhamos as mídias sociais. O marketing precisa atuar aonde a audiência se encontra. E é para o universo digital que você também precisa olhar, fazer-se presente e transmitir sua mensagem.

 

Ninguém sabe tudo

Então, você, psicólogo, é também empreendedor. Além de manter-se atualizado em seu ramo de atuação, precisa gerir o seu negócio – o seu consultório.

Além disso, precisa divulgar e estar familiarizado com o universo digital: ter um bom site, alimentar um blog, estar nas mídias sociais, assegurar a segurança e manutenção do site, ter conhecimento de design, redação publicitária e campanhas digitais?

Não, necessariamente. 

O bom empreendedor é também estratégico e sabe delegar. Se você planeja encarregar o marketing digital a especialistas, não deixe de conhecer o nosso serviço.

Agência Psicólogos é uma agência digital especializada em marketing digital aplicado a psicólogos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja mais artigos

Como evitar o no-show em consultórios?

Resistência à psicoterapia Psicólogos bem sabem que a “evasão” em consultórios é real. Por diversos motivos, pacientes (ou clientes, como alguns preferem

Deixe um comentário

SOLICITE UM ORÇAMENTO