“Agende sua consulta”
Se você ainda se promove apenas dessa forma, informando que as pessoas devem agendar consulta com você, pare um pouco e repense.
“Compre aqui”. “Vendo algo”. Essas frases óbvias são o formato mais antigo de chamar as pessoas para fazer alguma coisa.
São dizeres próprios de anúncios.

Você gosta de anúncios?
Anúncios são essencialmente próprios do “marketing de interrupção”
Quando você assiste um programa e é interrompido por um anúncio, qual a probabilidade de você odiar aquele anunciante? Altíssima, não é mesmo?
Assim como aquelas frases “a velha política”, “a velha forma de exercer a psicologia”, também é válido considerar aqui a “velha forma de fazer marketing”.
Não faça marketing como antigamente
Se você é psicólogo, dificilmente precisou se especializar em marketing, certo? Considerando isso, vamos trazer algumas informações importantes.
Marketing é o oxigênio de qualquer negócio. Por meio da divulgação, a veia comercial pulsa e o negócio gira.
Um consultório sem pacientes é como uma loja sem vendas. Vazia, sem caixa, fadada a fechar suas portas.
A maior dor de um psicólogo!
Certamente, a maior dor de um psicólogo é uma agenda vazia. O profissional está pronto para ajudar, mas quem precisa de auxílio não chega até ele, perdendo seu propósito.
Pensar no seu consultório como um negócio é fundamental para a sobrevivência da própria profissão.
E, para o negócio girar, é fundamental promovê-lo assertivamente.
Os anúncios morreram?
Não, os anúncios ainda são poderosos.
O que deve ser considerado é que o local onde eles são mais “quentes” vem mudando.
Além disso, o tom a ser adotado depende muito do canal aonde se estabelece.
Por exemplo, alguém que procura por um psicólogo em dado momento certamente poderá ser impactado por um anúncio. Ele já sabe que precisa e decidiu que deseja agendar um horário. Ele não espera ser esclarecido sobre os benefícios. Nesse cenário, a comunicação muda.
Num anúncio, o famoso “agende sua consulta” faz sentido.
Mas os anúncios só funcionam quando são muito bem direcionados e, para sua marca estar na mira dessa audiência tão certeira, não é tão simples. Essas posições tem se tornado cada vez mais caras e, por isso, a diversificação nas formas de marketing é fundamental.
As múltiplas formas
O nosso ponto aqui é diversificar. Não se prenda a um único formato. Não se contente apenas com anúncios diretos.
Muitas pessoas sequer sabem que precisam de psicoterapia. E é nesse sentido que fica a reflexão:
Você ainda vai continuar usando apenas “agende sua consulta”?


